quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A ponte

Muito água tem corrido pelos canais da Ria desde que se começou a discutir a nova ponte e muita gente adormecida nos últimos anos, acordou agora para dar a sua opinião.
Uns andaram longe da cidade, mesmo estando cá todas as semanas, outros, mesmo estando cá todos os dias, estiverem ausentes ao longo de todo o processo, apenas acordando quando o estaleiro começou a ser instalado.
Ao verificar o que eu tinha escrito sobre o assunto, reparei nesta publicação que cumpre amanhã, precisamente, 2 anos.
2 anos que me serviram para pensar maduramente neste assunto e manter a convicção sobre o que então escrevi.
Sou favorável à construção da ponte.
Compreendo que haja que não pense como eu e que haja opiniões contrárias, motivadas por critérios estéticos, de planeamento ou de mobilidade, ou mesmo por apenas gostam de ser do contra.
No entanto, tomos estamos conscientes de que muita coisa mudou nestes 2 anos, sobretudo na situação económica em que nos encontramos.
Por esse motivo, e apesar do custo efectivo para o Município de Aveiro ser muito reduzido - desde que o orçamento seja cumprido, o que, em obra pública, normalmente não acontece - a questão que deve ser muito bem ponderada é a gestão dos escassos recursos financeiros disponíveis.
Não passou ainda muito tempo desde que, e com o País em estado de pré-declaração de falência, alguém queria à viva força construir o TGV, utilizando exactamente o mesmo argumento: há fundos comunitários que pagam a maior parte do custo da obra,e por isso mesmo, deveremos avançar com ela a toda a velocidade.
O resto da história é conhecida, houve eleições e esse "visionário" que a elas concorreu, acabou por ganhar o direito a ir estudar para Paris, podendo assim usufruir de uma fantástica rede de TGV's ao pé de casa!
Por isso e tendo este exemplo ainda tão vivo na memória, volto a referir que a ponderação muito cuidada de todos os investimentos, mesmo que beneficiem de grandes comparticipações, deve ser a prioridade da Câmara Municipal, sob pena de, em próximas eleições, poder vir a ter o mesmo fim de que o personagem que acima referi.

1 comentário:

  1. Caro Jorge Greno, as questões que coloca são muito pertinentes. Também eu há 2 anos manifestei uma opinião, que mantenho.

    http://amigosdavenida.blogs.sapo.pt/366571.html

    Parece-me que a comparação com a questão do TGV é excessiva, tanto em termos da natureza do investimento como dos objectivos estratégicos e impacto no desenvolvimento do país.

    Mas não percebi a sua posição, e penso que, dadas as suas responsabilidades como líder da concelhia dum partido que suporta a maioria seria importante clarificar. A ponte é necessária mas não deve ser construída, é isso?

    Cumprimentos

    Gil Moreira

    ResponderEliminar